Pular para o conteúdo principal

Aprendendo com um coração partido.



Não sei se você é adepto dessa concepção, ou sequer já ouviu falar em Cazuza, mas eu sempre fui muito fiel a uma frase que inicia a música Ideologia - "Meu partido é um coração partido ". Sabe, amor nunca foi um ramo que me trouxesse boas memórias, já que como uma boa partidária, sempre segui a risca tal concepção. Podiam até me chamar de conselheira amorosa, aquela cujos conselhos relacionados ao coração são sempre os mais sinceros; mas nunca me aprofundei nisso pois sempre soube que o meu dedo podre para sentimentos me traria mais machucados e esperanças que nunca se concretizariam.
Mas sempre tem alguma coisa que transforma tudo aquilo que a gente acredita, não é? Ver que não somos seres estáticos me faz pensar em como as coisas seguem as leis físicas, onde tudo se transforma. Quando você aprende a lidar com suas próprias feridas, e a enxergá-las como fonte de força para te fazer enfrentar tudo que ainda vem pela frente, você acaba crescendo. E é nesse momento que tudo pode, enfim, mudar.
Quando você se vê forte, por tudo que você passou e enfrentou lá atrás, você acaba vendo que um coração partido nem é tão ruim assim, pois é a partir dele que você vê a sua própria capacidade de mudar o mundo a sua  volta.
Talvez, você não encontre um amor de verdade ou uma amizade que te modifique para melhor, ou mesmo que seu ambiente de vida torne-se diferente daquilo que você está acostumado. Nem tudo é tão bom quanto nos filmes, não é mesmo?
Mas com certeza, no momento em que você se modifica, quando  sua mentalidade se transforma, passando a ver o mundo ao seu redor com olhos mais positivos e crentes na mudança, quando sua alma é  realmente modificada, é que a mudança se inicia, tanto em seu espírito quanto no mundo ao seu redor. Porque sempre que você se modifica você, querendo ou não, modifica também quem está a sua volta, seja se forma positiva ou negativa.
E é através dessas mudanças que você vai descobrindo quem você realmente é, tanto mais humano a partir de seus erros e deslizes, e forte pelas suas feridas abertas ou fechadas no peito. E que mesmo com um coração partido, como diz a canção, é capaz de seguir em frente, mostrando a todos que ainda existe esperança mesmo depois dos tropeços e quedas, pois afinal, é a partir disso tudo que você é capaz de mostrar ao mundo quem você realmente é.

Isabela Santiago

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferenças de idade e Romeu e Julieta

Ontem estava dando uma olhada no tumblr e vi um post que me deixou intrigada. Era mais ou menos assim: " Romeu e Julieta é um dos romances mais belos do mundo. Ele tinha 17 anos e ela tinha 13. Hoje, se uma menina de 13 namorar com um cara de 17, todo mundo vai achar estranho e possivelmente discriminá-los. Só que se esquecem que  o amor, pra acontecer, não tem idade . " Tá, eu concordo que Romeu e Julieta seja um clássico e que o amor não depende de idade pra acontecer. Mas o problema, nos dias atuais, é que as pessoas confundem amor com paixão, atração, e mais comumente, com carência. Os namoros de hoje são baseados em coisas completamente erradas, pra ser mais exata. Acho que grande parte do mundo jovem se esquece do respeito ao próprio corpo, e por não se respeitar, acabam por fazer o mesmo com os outros ao seu redor, acreditando que os prazeres carnais de um namoro, ou mesmo de uma "ficada", vão satisfazer-lhe por mais de alguns poucos instantes ou mesmo a

Carta para a antiga eu

(Hannah Olinger/Unsplash) Olá, antiga Eu. É engraçado olhar pra trás e ver o quanto as coisas mudaram, a começar pela gente. Já não tenho mais o peso de antes e tampouco os fios de cabelo alisado. Nesse último aspecto, eu me orgulho um pouco mais por se tratar de um processo de autoaceitação que deu certo. A questão do peso ainda está em fase de (des)construção. Mas não é para isso que eu comecei a escrever essa carta. Na verdade, sequer posso dizer que haja um motivo específico. Talvez seja muito mais uma maneira de me reavaliar para saber o que que eu desejo que permaneça (ou não) na minha vida. Você deve se lembrar das tantas vezes que nós repetimos a máxima de querer ser adulto logo. Provavelmente esse tenha sido um dos nossos maiores enganos da nossa juventude. Por que sim, existem pontos positivos em ser adulto, mas eles vês junto a uma série de exigências e obrigações até então inexistentes. Por que nada funciona como uma comédia romântica onde tudo é resolvido no final. A vida

Apesar de tantos pesares, um fio de esperança

(Dmitry Ratushny / Unsplash) Diversas coisa me deixam indignada quando penso que sou brasileira. Me indigna o fato de que esta terra cheia de riquezas foi "fundada" com o sangue de negros escravizados e indígenas exterminados em prol da ganância do "nobre" europeu. Me indigna esse passado colonial que ainda se perpetua em diversos espaços da nossa sociedade e até mesmo em nossos padrões comportamentais - deixando passar o racismo nosso de cada dia velado sob a fantasia de que o Brasil é uma democracia racial. Me indigna o fato de que pessoas foram eliminadas graças a um regime ditatorial cruel e parte delas nem sequer chegou a ser devolvida a seus entes queridos para uma despedida digna. Um regime voraz em relação a qualquer um que lhe fosse contrário - afinal de contas, o que era contrário não merecia sequer o direito à vida. Me indigna como grande parte dos nossos políticos são eleitos com promessas de melhorias para os seus respectivos municípios, estados e até p