Pular para o conteúdo principal

Diferenças de idade e Romeu e Julieta

Tumblr_ljwtm7t8xl1qe3erxo1_500_large

Ontem estava dando uma olhada no tumblr e vi um post que me deixou intrigada. Era mais ou menos assim:

" Romeu e Julieta é um dos romances mais belos do mundo. Ele tinha 17 anos e ela tinha 13. Hoje, se uma menina de 13 namorar com um cara de 17, todo mundo vai achar estranho e possivelmente discriminá-los. Só que se esquecem que  o amor, pra acontecer, não tem idade. "

Tá, eu concordo que Romeu e Julieta seja um clássico e que o amor não depende de idade pra acontecer. Mas o problema, nos dias atuais, é que as pessoas confundem amor com paixão, atração, e mais comumente, com carência. Os namoros de hoje são baseados em coisas completamente erradas, pra ser mais exata. Acho que grande parte do mundo jovem se esquece do respeito ao próprio corpo, e por não se respeitar, acabam por fazer o mesmo com os outros ao seu redor, acreditando que os prazeres carnais de um namoro, ou mesmo de uma "ficada", vão satisfazer-lhe por mais de alguns poucos instantes ou mesmo ajudá-lo a fazê-lo feliz.
Não sei se posso acreditar que uma garota de 13 anos deva namorar com um cara de 17. E sabe porque? Porque as realidades de cada um são extremamente diferentes. Enquanto ela está saindo da infância, com um pensamento romantizado sobre o amor, acreditando em final feliz, ele possivelmente já vivenciou tudo isso, e sua mentalidade não está tão voltada para o sentimento em si, mas para o que ele pode lhe proporcionar.
É claro que existem suas excessões. Tem garotas muito maduras, mesmo tão novas, e rapazes adoráveis e sinceros. Mas eles são raros.
O problema que afeta grande parte dos relacionamentos entre homens e mulheres se deve ao fato de ambos serem diferentes na forma de sentir, agir e pensar. Coisa mais do que óbvia, já que o homem, normalmente, é mais prático, livre do excesso de sentimentalismo, e que pelo fator biológico, tem um instinto muito mais voltado em pensar na "perpetuação da espécie" do que na formação de um lar, ao contrário da mulher, que por ter um lado maternal bastante aflorado, deixa seus sentimentos muito mais evidentes.
Isso é relativo, logicamente.
Existem homens extremamente românticos e mulheres desprovidas de sentimentalismo, isto é, são frias. Mas, como já disse, eles não são a maioria.
Sinceramente, acredito no amor, mas acho que num relacionamento entre pessoas com idades relativamente distantes, é preciso balancear os desejos e as vontades de cada um, para saber o real sentido desse relacionamento, porque os interesses entre ambos dificilmente serão iguais, ou mesmo parecidos. E pra um relacionamento dar certo, não basta apenas amor, mas também é necessário de haja confiança e respeito, para que esse sentimento torne-se algo digno de ser comparado à tal clássico literário.

Isabela Santiago

Comentários

  1. Anônimo29/1/12

    Bravo! Concordo plenamente.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo15/11/12

    Flw tudo, acabei de lê esse trecho no face, e sério... quem posta é o tipo de menina que acha o amor da vida dela umas três vezes por ano ou mais, ou por meninos de aba reta que tiram foto em frente ao espelho, pagando de sentimentalistas, posers. Tenho 18 e amo uma menina da 14, quando nos conhecemos era a mesma de Romeu e Julieta 17 e 13, e sim a realidade é muito distinta eu to faculdade, minha mente se expandiu eu sai de um mundo pequeno e ela ainda está no colegial, amor só não basta, é uma dura realidade, mas as metas, interesses e coisas do tipo tem de ser ao menos parecidas.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2/7/13

    Eles São Muitos Raros , Estou Apaixonada Por Um Menino De 18 ,Aliás Nem Menino É Mais , Um Homem , Amo Muito Ele , E Eu Também Sei Que Ele Me Ama Por Que , Mesmo Eu Tenho 13 Anos Os Sentimentos Dele Não Munda Por Mim , E Também Por Que Ele É Muito Respeitador , E Ele É Raro , Ele Pensa No Nosso Futuro , Quem Homem Com 18 Anos Vai Querer Se Relacionar Com Uma Garota De 13 Anos ? e Querer Algo Sério ?Acho Que Nemnhum .

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4/7/13

    Concordo sim .. mais por outro lado vc mencionou o caso dos ''raros'' .. e sem querer me gabar eu sou rara .. namoro com um garoto de 17 e eu tenho 13 .. ele mora no Rio de Janeiro e eu em Brasília .. estou a 7 meses com ele aguentando td .. fico no telefone com ele quase o dia todo e ano q vem nós vamos nos ver .. todos dizem q mudamos de estilo e personalidade .. principalmente no caso dele q era ''pegador'' .. posso não ser a pessoa + madura do mundo .. mas eu tenho capacidade de aguentar o preconceito da idade e a distância .. Ronny & Giovanna ..

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo11/7/13

    Existem casos raros? Que ótimo! Sou rara 8D
    Por vários motivos, que se eu mencionar aqui o texto vai ficar muito grande, eu vi que o que sentia por ele não era uma simples paixão, e também sei que ele me ama de verdade, por outros vários motivos!
    Nos vemos pouco, umas 2 vezes no mês, mas procuramos nos falar todo o dia por sms, telefone, face...O que for!
    Fico feliz pelo meu namoro não ser desse tipo "não assumido", "que os pais não sabem", "namorados que estão mais pra ficantes", etc. É realmente algo sério.
    :3 2 meses de namoro hoje! rs'
    (tenho 14 e ele 17)

    ResponderExcluir
  7. Anônimo23/2/14

    Adorei!!! Concordo com tudo, dificilmente os dois vão ter o mesmo ponto de vista diante a relação. E hoje em dia me parece que os adolescentes estão demorando mais a amadurecer, e mesmo sem condições querem ter um relacionamento.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo19/7/14

    Concordo ! Tenho 15 e ele 22 , sei que ele gosta de mim, por em quanto não é nada sério, meus pais são contra, pelo fato da diferença de idade, ESSE MALDITO PRECONCEITO ME IRRITA ! Não é só porque ele é mais velho que ele só vai querer "se divertir" e sair fora, ele pode me amar sim, não sou apenas um pedaço de carne, sou uma pessoa, tenho sentimentos, e outra pessoa pode muito bem gostar de mim pelo que sou ! A Sociedade Que Diz Que Um Casal, Tem Que Ser Padrão Para Ser Perfeito, A Mesma Idade E Etc...NÃO !
    Como controlar um sentimento ? Não fui eu que escolhi ama-lo, não pude evitar... E Por Isso Tenho Que Esquecê-lo ? Sofrer ? Para Todos Ficarem Felizes Porque Não Estou Com Um Cara Mais Velho ? Por Que Não Quebrei A Regrinha De Casal Perfeito ?
    ME DESCULPEM, MAIS VOU SER FELIZ, NÃO IMPORTA OQUE OS OUTROS ACHAM DE MIM, AMO, E QUERO SER AMADA !
    Obrigada !

    ResponderExcluir
  9. Anônimo19/7/14

    AMO UM CARA COM 22 , E SÓ TENHO 15 ... FODA-SE A SOCIEDADE VOU SER FELIZ, FLW ? VLW? Bj

    ResponderExcluir
  10. Anônimo10/10/14

    Sou apaixonada por um menino de 15 anos e ele me ama e eu tenho 13 a diferença é pouca mas o esse preconceito de diferenca de idade é horrível

    ResponderExcluir
  11. Romantizaram a pedofilia, não bastava Lolita aí me vem com isso, e Romeu tinha 27, não 17,era um pedófilo de merda, inclusive a primeira coisa que ele quis depois que se casou escondido com a Julieta foi transar. Vocês pobre garotas crianças que acham que tem mente pra um relacionamento só estão enganando a si mesmas e caindo no papo do "ah você é mais madura que as outras", vocês não tem nada maduro, nem o corpo, imagina o pensamento, não sabem nada da vida, acham que é só ficar o dia todo falando com a pessoa que já significa algo, e não é. Aí de vocês daqui uns anos quando perceberem a furada que isso é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. onde vc obteve essa informação? Romeu tinha mesmo 27?

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carta para a antiga eu

(Hannah Olinger/Unsplash) Olá, antiga Eu. É engraçado olhar pra trás e ver o quanto as coisas mudaram, a começar pela gente. Já não tenho mais o peso de antes e tampouco os fios de cabelo alisado. Nesse último aspecto, eu me orgulho um pouco mais por se tratar de um processo de autoaceitação que deu certo. A questão do peso ainda está em fase de (des)construção. Mas não é para isso que eu comecei a escrever essa carta. Na verdade, sequer posso dizer que haja um motivo específico. Talvez seja muito mais uma maneira de me reavaliar para saber o que que eu desejo que permaneça (ou não) na minha vida. Você deve se lembrar das tantas vezes que nós repetimos a máxima de querer ser adulto logo. Provavelmente esse tenha sido um dos nossos maiores enganos da nossa juventude. Por que sim, existem pontos positivos em ser adulto, mas eles vês junto a uma série de exigências e obrigações até então inexistentes. Por que nada funciona como uma comédia romântica onde tudo é resolvido no final. A vida

Apesar de tantos pesares, um fio de esperança

(Dmitry Ratushny / Unsplash) Diversas coisa me deixam indignada quando penso que sou brasileira. Me indigna o fato de que esta terra cheia de riquezas foi "fundada" com o sangue de negros escravizados e indígenas exterminados em prol da ganância do "nobre" europeu. Me indigna esse passado colonial que ainda se perpetua em diversos espaços da nossa sociedade e até mesmo em nossos padrões comportamentais - deixando passar o racismo nosso de cada dia velado sob a fantasia de que o Brasil é uma democracia racial. Me indigna o fato de que pessoas foram eliminadas graças a um regime ditatorial cruel e parte delas nem sequer chegou a ser devolvida a seus entes queridos para uma despedida digna. Um regime voraz em relação a qualquer um que lhe fosse contrário - afinal de contas, o que era contrário não merecia sequer o direito à vida. Me indigna como grande parte dos nossos políticos são eleitos com promessas de melhorias para os seus respectivos municípios, estados e até p